Home

Blog

Cursos

Agenda

Contato

Pacientes com esquizofrenia podem fazer biofeedback?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em recente estudo realizado em 2021 na Polônia, as pesquisadoras Renata Markieewicz e Beata Dobrowolska apontaram o biofeedback com uma “nova tecnologia de reabilitação complementando o tratamento farmacológico de pacientes com esquizofrenia”.
No estudo piloto foram treinados seis pacientes com biofeedback de Resposta Galvânica da Pele. Leia abaixo a tradução livre do resumo do artigo:
O Biofeedback de Resposta Galvânica da Pele (RGP) usa treinamento para reduzir tensão e ansiedade e melhorar concentração e autorregulação. O estudo teve como objetivo avaliar este método como uma forma de reabilitação de pacientes e de quantificação de resultados obtidos por pacientes submetidos ao treinamento utilizando esta técnica. Seis pacientes esquizofrênicos foram arrolados no estudo e se submeteram a treinamento baseado no módulo de relaxamento, (CENTER), módulo de treinamento em concentração (BALANCE), e módulo de treinamento em autorregulação (INSECTS). As sessões de treinamento foram realizadas duas vezes por semana durante seis semanas. Do total de pacientes do grupo envolvido no estudo, dois tiveram um aumento estatisticamente significativo nos valores medidos após o exercício CENTER, indicando que obtiveram relaxamento. Quatro pacientes mostraram decréscimo estatisticamente significativo após o exercício BALANCE, o que reflete melhora na concentração. Três pacientes tiveram um decréscimo estatisticamente significativo nos valores medidos após o exercício INSECTS, o que indica uma melhora na autorregulação. O biofeedback de RGP pode ser utilizado para complementar o tratamento farmacológico em pacientes diagnosticados com esquizofrenia.

Tradução Ivo Donner
Link para o artigo: https://www.hindawi.com/journals/bmri/2021/5552937/

Outras Publicações

Atualize seu Currículo

CONHEÇA O CURSO BIOFEEDBACK APLICADO

CONTATO

SHIN CA 1 Lt A – Shopping Deck Norte – Sala 148 CEP : 71503-501 Brasília, DF